17 de abril de 2023

 

Sejam bem-vindos ao portal da Embaixada de Portugal em Dublin.

Foi com muito gosto que, em julho de 2022, assumi as funções de Embaixador de Portugal na Irlanda, país com o qual temos uma sólida relação bilateral e uma grande convergência de posições no seio da União Europeia e nos vários fora multilaterais.

Este relacionamento, além de bom, completou oitenta anos em 2022, efeméride que foi devidamente assinalada, no ano passado, pela deslocação de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a esta capital, em visita de Estado.

Também nos planos económico e do turismo a relação tem vindo a aprofundar-se, com o grau de interligação entre os nossos dois mercados a atingir valores históricos e o número de ligações aéreas a crescer de forma sustentada o que contribuiu para um aumento substancial do número de turistas irlandeses no nosso país. No plano cultural também se evidenciam grandes progressos, com a Embaixada a complementar as suas iniciativas culturais com uma participação ativa nas atividades do centro irlandês da Rede de Institutos Nacionais da União Europeia para a Cultura (EUNIC).

Por último, uma palavra de especial apreço para a comunidade portuguesa residente na Irlanda e demais visitantes. Para nós, será sempre prioritário prestar-vos o melhor apoio possível, na medida dos nossos recursos e no respeito pelas regras que regem o atendimento ao público. Encontrarão na Secção Consular da Embaixada uma equipa motivada, diligente e orientada para resultados, cuja colaboração é imprescindível para que possamos apoiar-vos enquanto aqui permanecerem.

Estaremos sempre ao vosso dispor, através dos nossos Serviços, desta página e das nossas redes sociais, que recomendo que sigam e consultem regularmente.

Bernardo Lucena

Embaixador de Portugal em Dublin

  • Partilhe