Nos passados dias 18 a 20 de outubro, Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, efetuou uma Visita de Estado à Irlanda, a convite do seu homólogo irlandês, Presidente Michael D. Higgins.

Nesta visita, em retribuição daquela efetuada a Portugal, pelo Presidente Higgins, em dezembro de 2015, o Chefe de Estado fez-se acompanhar por S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Professor Doutor João Gomes Cravinho, e por deputados representantes dos vários grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.

Além dos encontros com o seu homólogo e o Taoiseach Micheál Martin, Sua Excelência o Presidente da República teve ainda a oportunidade de visitar as duas Câmaras do Parlamento irlandês (Oireachtas), de depositar uma coroa de flores no Garden of Remembrance, de ser recebido na sede da organização não-governamental Centro de Glencree para a Paz e a Reconciliação e de visitar ainda o navio hidroceanográfico Tom Crean e o Museu da Literatura da Irlanda. No decurso da visita, Sua Excelência o Presidente da República recebeu ainda o grau de Doutor honoris causa da University College Dublin (UCD) e encontrou-se com membros da Comunidade Portuguesa residente na Irlanda.

Esta visita, que se realiza no ano em que se celebra o 80.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e a Irlanda, contribuiu para constatar e consolidar os excelentes laços bilaterais entre os dois países, nas suas mais diversas dimensões, que se espera possam ser expandidos nos anos vindouros.

inicio da visita

primeiro ministro da irlanda

ucd

museum da literatura

  • Partilhe